Luiz Augusto Mattana da Costa Leite
Você sabia que:
Pense agora em algumas competências profissionais neste século XXI, segundo o World Economic Forum: solução de problemas complexos, julgamento e tomada de decisão, pensamento crítico, inteligência emocional, flexibilidade cognitiva…
Distância abissal? Que país estamos construindo para nós e nossos filhos?
Sabemos o tamanho da dor, mas nem todos a sentimos. O problema parece estar no outro, ou nos governos que elegemos. Nem se trata de dinheiro; gastamos tanto do PIB quanto países mais avançados.
Propósito é um tema que está ocupando cada vez mais espaço no debate sobre razão de ser das organizações na sociedade. Sendo uma questão estratégica, tem um sentido de valor e certamente se estende às pessoas. Daí a necessidade de educação estar incluída nos propósitos de todos, se não por convicção, em último caso por sobrevivência.
Os investimentos em educação (tempo e outros recursos) são indelegáveis, pessoal, coletiva e institucionalmente. Algumas oportunidades de envolvimento:
1 Pessoal: em que você pode investir seu tempo com o foco em educação em seu círculo social como função de protagonismo cidadão;
2 Profissional / gerencial: tornar a educação em seu sentido maior uma responsabilidade dos gestores, além do treinamento convencional Tornar-se um valor nas relações com as equipes e outras partes interessadas.
3 Institucional: ações que a organização assume focada em determinados objetivos consistentes, sistemáticos e não assistencialistas. São iniciativas diretas (adotar uma instituição, incentivar a educação na família dos empregados, dar suporte a uma comunidade…) e/ou indiretas, apoiando movimentos da sociedade, como o Todos pela Educação, Instituto Ayrton Senna… Também a considerar que setores da área pública estão se abrindo a parcerias com outros agentes da sociedade.
Com relação ao reskilling tão necessário quanto urgente, investir pesado e sempre no recurso humano; jamais esquecer que um empregado com limitada formação educacional em diferentes níveis de profissionalização dificilmente saberá operar ferramentas de trabalho, convivência e pensamento do novo processo produtivo. Capacitar, instruir, treinar, educar, formar e desenvolver, enfim, são células vivas de um organismo que só funciona articuladamente.
Vivemos uma realidade dramática. Impossível fingir que não vemos. Se não trocarmos tolerância por indignação e de indignação para ação, correremos o risco de virar cúmplices de um processo desagregador da sociedade.
* IBGE PNAD 2017
Valor: Caderno A aposta na educação – 18/10/2019
thiago.
A Transformação de Cultura é feita em quantos passos?
19, fevereiro, 2021Quanto tempo se leva para se implantar uma #transformação de #cultura?
19, fevereiro, 2021Como está a segurança psicológica de sua organização?
17, dezembro, 2020
6 Comentários
Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this write-up and the rest of the website is also very good. Barbe Renault Winfrid
Hurrah! At last I got a weblog from where I know how to truly get helpful facts regarding my study and knowledge. Nerty Craig Monarski
Some really wonderful content on this website , appreciate it for contribution. Nanci Patton Greenfield
My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP. Anastassia Ernesto Had
Dead indited written content , regards for entropy. Marjie Leo Kauffman
I every time used to read paragraph in news papers but now as I am a user of internet therefore from now I am using net for content, thanks to web. Nettle Saxe Camarata