A CIÊNCIA POR TRÁS DA COMUNICAÇÃO EFICAZ

POSTADO POR thiago 24, março, 2021
Comportamento

O desafio de preparar Speakers para estimular o pensamento e performance da audiência
Por  Anne Marinho

Uma comunicação pode ser compreendida como eficaz quando entrega um conhecimento relevante através de uma experiência agradável e quando engaja a audiência a transformar esse conhecimento em ação!

Sim, ação! A final, de que adiantam todas aquelas anotações, slides e apostilas de treinamento salvas em uma pastinha digital com um monte de conhecimento sem ser implementado?

No entanto, diante de tantas reuniões, convenções, treinamentos e palestras, às vez somos levados a nos comunicarmos de forma objetiva onde a preocupação com o conteúdo se sobrepõem à preocupação com a experiência a ser oferecida.

Para fugir dessa armadilha, as Neurociências sugerem 4 principais pilares para transformar palestras e treinamentos em eventos onde as pessoas irão se engajar e reter o conhecimento para transformá-lo em ação:

> Atenção – é preciso cativar a atenção da audiência. Estima-se que precisamos renovar a atenção do grupo a cada 15-20 minutos.
> Geração – devemos dar oportunidade para os participantes gerarem suas próprias conexões entre o conteúdo apresentado e conhecimento prévio
> Emoção – níveis moderados de emoção favorecem a consolidação da memória, ou seja: o aprendizado. Além disso, emoções positivas podem facilitar outros fatores que ajudam o aprendizado como a formação de insights e a colaboração.
> Espaçamento (Spacing) – ter intervalos entre o aprendizado, sua aplicação e revisão é um importante pilar no aprendizado.

Os pilares acima forma o acrônimo AGES, desenvolvido pelo Neuroleadership Institute.

Se você deseja compreender como implementar esses pilares e outras técnicas para otimizar suas comunicações em reuniões, palestras, convenções e treinamentos, entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar.

TAGS
Linkedin Facebook Twitter Instagram WhatsApp E-mail

Postado por thiago

thiago.

POSTE UM COMENTÁRIO

Nenhum Comentário