A escolha certa para otimizar pontos fortes

POSTADO POR thiago 14, julho, 2021
Gente

Em meu último artigo “Por que deveríamos focar em fortalezas e não fraquezas?”, vimos que nossos talentos mais poderosos representam a uma grande oportunidade de desempenho em níveis de excelência.

Esses talentos dominantes aparecem naturalmente com frequência e de forma marcante em uma variedade de situações.

Mas o que diferencia um talento de um “defeito”?

Certa vez, David Rendall, autor e palestrante, disse:

“Nas situações corretas, nossas fraquezas se tornam fortalezas.”

Vamos entender melhor o que isso significa?

Imagine uma pessoa que trabalha em um departamento descontraído onde a colaboração entre os pares se faz ainda mais importante para o sucesso do time. É possível que nesta situação, ser muito crítico possa ser malvisto pelos colegas, gerando distanciamento e comprometendo o trabalho em equipe.

Agora, pense em uma pessoa com as mesmas características trabalhando no departamento jurídico com avaliação de contratos. Nesta função, seu alto nível de criticidade provavelmente será bem-visto, uma vez que traz qualidade e diminui o risco de erros.

Perceba: “Nas situações corretas, nossas fraquezas se tornam fortalezas.”

Ter essa clareza reforça que não há características boas ou ruins, mas sim aquelas que melhor se adequam ao ambiente ou propósito desejado.

Neste sentido, se fazemos escolhas pessoais e profissionais que nos permitem usar o que temos de melhor com frequência, isso aumenta consideravelmente as chances de sermos excelentes e felizes em nossas atividades.

Mas para isso, primeiro, precisamos nos conhecer: compreender quais são as nossas preferências comportamentais inatas, nossos talentos, nossos valores para a partir desta consciência fazer escolhas deliberadas que otimizem nossa eficácia pessoal.

Vamos entrar nessa jornada juntos?

Nos próximos artigos, falarei sobre como as preferências comportamentais inatas se manifestam na forma de nos energizarmos, coletarmos informações, tomarmos decisões e na forma como nos orientamos em relação ao mundo exterior.

Se você não quer esperar os próximos artigos e deseja otimizar já a eficácia pessoal do seu time, entre em contato com: anne.marinho@mhconsult.com.br.

TAGS
Linkedin Facebook Twitter Instagram WhatsApp E-mail

Postado por thiago

thiago.

POSTE UM COMENTÁRIO

Nenhum Comentário