Luiz Augusto Costa Leite
Envolvidos com os modernos processos de trabalho, como agile, design thinking, squads e correlatos, esquecemos que a raiz de suas características está no lado de fora das organizações. Tomemos como exemplo o World Economic Forum, que reúne a elite global do pensamento empresarial, institucional e governamental, ou seja, quem define os rumos da sociedade produtiva.
Seu Manifesto de Davos 2020 diz que é chegado o momento de se adotar um novo tipo de capitalismo, não mais o de acionistas e de Estado (insustentáveis), mas o de stakeholders.
As organizações devem incluir as partes interessadas em seus propósitos. O conceito não é exatamente novo, mas ganha significado maior e tira da subjetividade o princípio da colaboração.
Propósito significa ir além do simples lucro de curto prazo. Pressupõe que as organizações participem efetivamente da solução de problemas de pessoas e do planeta em forma de lucro sustentável. Crescente número de empreendedores globais começa a aderir ao conceito.
Colaboração público-privada, mudanças inclusivas na relação com consumidores, funcionários, fornecedores e comunidades são o novo desafio de lideranças robustas como vêm sendo definidas.
Um profissional não precisa ser cenarista, mas um bom leitor das relações do macroambiente com o micro de seu dia-a-dia de trabalho. Visão sistêmica e raciocínio crítico facilitam entender o porquê dos novos paradigmas, modelos mentais, estratégias de negócio, tecnologias e principalmente valores.
Percebe-se, então, que o sistema só funciona com práticas colaborativas, mas como fazê-lo?
Destacam-se duas forças: integração e internalização. No primeiro caso estão as combinações colaborativas entre organizações, incluindo seus valores, como práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, nas interdependências produtivas com as partes interessadas.
O grande desafio é instrumentalizar as organizações para internalizar a urgência da colaboração. Processos facilitadores começam com a adoção de uma cultura de cooperação onde pessoas e segmentos maximizem a qualidade de seus relacionamentos em ambiente de confiança mútua.
Atividades tipo squad, por exemplo, são a materialização da cooperação profissional/funcional. Equipes multifuncionais com habilidades diferentes, empatia, novas posturas em negociações, leveza em liderança representam a nova configuração do trabalho. São as partes interessadas internas, que cooperam nos processos e colaboram alinhados aos propósitos finais da organização.
Dominar os stakeholders deixa de ser uma prática dominante no universo competitivo de negócios e relações institucionais. É hora de incluir as partes interessadas nas prioridades em seus propósitos, tanto na integração externa quando na internalização.
Ambas são complementares em valores e práticas e aí está a importância de o profissional saber interligá-las em seu trabalho.
thiago.
A Transformação de Cultura é feita em quantos passos?
19, fevereiro, 2021Quanto tempo se leva para se implantar uma #transformação de #cultura?
19, fevereiro, 2021Como está a segurança psicológica de sua organização?
17, dezembro, 2020
17 Comentários
What a stuff of un-ambiguity and preserveness of precious experience concerning unpredicted emotions. Debbie Itch Aspia
He nods confidently as he drapes the black garment over his neck. Enrica Titus Catlin
This post gives clear idea designed for the new viewers of blogging, that truly how to do blogging and site-building. Rois Rooney Gaut
Coffee taste great Almost every morning we go. Nettie Erik Tullius
Appreciating the dedication you put into your blog and detailed information you offer. Margery Nevil MacDonell
Simply wish to say your article is as amazing. The clarity in your post is simply great and i could assume you are an expert on this subject. Sherye Bronny Hermione
My brother suggested I would possibly like this blog. He used to be entirely right. Cynthea Keene Finbur
Hi there to every one, the contents present at this site are in fact awesome for people knowledge, well, keep up the nice work fellows. Elita Billie Lundgren
Someone necessarily assist to make severely articles I would state. Pearle Roderic Shugart
Pretty! This has been an extremely wonderful article. Many thanks for supplying this info. Elli ErvIn Lux
Muchos Gracias for your article post. Much thanks again. Want more. Regina Redd Sigfried
I visited multiple blogs however the audio feaature for audio songs current at this site is rewlly superb. Melania Vlad Isaacson
Pretty! This was an extremely wonderful post. Thanks for providing these details. Angel Homer Scharf
Hello. This article was extremely fascinating, particularly since I was searching for thoughts on this issue last Thursday. Lilli Humphrey Poock
Thank you for the auspicious writeup. It actually was a amusement account it. Brittne Ransell Bum
erectile dysfunction in men
cvs men’s sexual health supplements
erectile home remedy
which erectile dysfunction drugs work best
ed supplements at cvs
erectile creams rite aid