Quer mais engajamento? Deixe que se rebelem.

POSTADO POR mhconsult 25, janeiro, 2019
Neurociência

No papel de consultores temos a oportunidade de conhecer empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos; independentemente

dessas variáveis, o engajamento aparece como uma das principais questões para os líderes e para os profissionais

que cuidam de gente. Uma matéria publicada pela Harvard Business Review da pesquisadora Francesca Gino, pensando nessa questão, traz um título provocante: “Deixe seus empregados se rebelarem” (Let Your Workers Rebel, em tradução livre).

 

Diz a autora que a partir do momento que entramos no mercado de trabalho somos educados a nos conformar. Não questionarmos

o que já está estabelecido, ou o comportamento e opiniões dos outros, assim como informações que justificam uma

decisão. Trazendo para nossa realidade brasileira, onde o respeito à hierarquia é um dado marcante, isso se torna ainda

mais evidente.

 

Além disso, desde pequenos sofremos com a pressão social para seguirmos o grupo. Ninguém quer ser o pária, ser aquele que

aponta os erros, ficar mal visto pelo chefe como aquele que “não está no mesmo barco”.

 

Pois bem, a questão é que a conformidade não é de toda má, já que ela fornece uma estrutura e regras claras a todos, porém,

para se obter sucesso as organizações precisam encontrar um equilíbrio entre a conformidade e a liberdade que favorece a

cada um dar o melhor de si.Francesca afirma que ao nos conformarmos o nosso engajamento diminui sensivelmente, já que ao fazê-lo geralmente estamos indo contra nossas próprias crenças e preferências, o que nos faz sentirmos inautênticos.

 

Quando deixamos de ser nós mesmos, deixamos também de contribuir com o que temos de melhor e de nos sentir como

“donos” do negócio, da ideia, do projeto, para apenas responder ao pedido de outros.

Com o tempo essa conformidade pode gerar complacência e estagnação, o que faz com que mesmo empresas que tenham a

liderança de mercado possam ter a falsa sensação de segurança, não questionem o status quo e acabem por perder espaço, ou até

sumir do mercado. Quem se lembra da Kodak? Ou do1 MySpace? Ou da Studebaker?

Para promover a não conformidade a pesquisadora traz 6 sugestões:

1. Dê oportunidade para que os empregados possam ser eles mesmos;

2. Encoraje-os a trazer o que têm de melhor;

3. Questione o status quo, e encoraje todos a fazerem o mesmo;

4. Crie experiências desafiadoras;

5. Promova perspectivas mais amplas;

6. Dê voz e encoraje visões dissonantes.

 

Muito tem se falado sobre a questão do engajamento e como ele influencia na criatividade e na eficácia das equipes.

Estamos passando por um tempo de mudanças; as empresas que estarão um passo à frente das demais serão as que mais

rápido entenderem que não são as gerações mais novas o problema,

mas sim a forma como estruturamos a gestão de pessoas.

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Postado por mhconsult

mhconsult. Impulsionamos os negócios das empresas a partir da transformação das pessoas. Desenvolvemos gente para negócios. Essa é a nossa paixão.

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